sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Tipos de válvulas de pré (triodos duplos)



Texto retirado da internet com edições, feito por um músico sobre as caracteristicas sonoras delas.

Tipos de válvulas de pré (triodos duplos)


Siemens ECC83

As Siemens tem um som com muita distorção, mas não são agressivas. Você não irá ouvir as notas dos acordes, pois saturam muito. Contudo, para um bom vôo solo, são espetaculares. Tem muito médio e pouco agudo. O meu Fender Blues Deluxe, que já tem uma resposta de médios boa, ficou muito bom para slide com estas. 

Philips 12AX7
Ah, como eu gosto destas! Tem tudo! Graves maravilhosos, com som de sino de igreja alemã, médios potentes e agudos claros! São saturáveis, e ficam um pouco agudas a'pos um certo ponto, mas você pode controlar a agressividade com o controle de tom da guitarra. É uma válvula de placa grande, e placa grande, para mim, significa um design do tipo "estamos dispostos a gastar mais material, mas vamos fazer um bom produto". Estes Holandeses/Americanos eram fantásticos.

RCA 5751
A 5751 foi uma equivalente da 12AX7 criada para obter maior precisão nos componentes internos, e poder ser mais resistente a quedas, variações de pressão, etc... (foi criada para ser utilizada nos sistemas dos B52, entendeu? bombardeiros voando a kilometros de altura, bombas atômicas, Hiroshimas, estas coisas). Seu som é definitivamente de alta qualidade e alta fidelidade. Quando é saturada, você ainda consegue distinguir as notas dos acordes.

RCA 12AX7
Esta tem um som equivalente ao da RCA 5751 (bom, é quase a mesma válvula) mas satura mais facilmente. É um som definitivamente de alta fidelidade.

Tesla ECC83
Como esta válvula é aguda! Seria um bom complemento para um ampli do tipo Hiwatt ou similar, já que quem tem estes está acostumado a ter uma seção de potência EL34, que é naturalmente aguda. Tem uma saturação muito forte nos agudos, médios com pouca saturação e graves inexistentes. Se você tem um Giannini Duovox, que por natureza não tem um grave muito firme, talvez estas ajudem a minimizar o problema. As minhas são de estoque antigo, da década de 60/70, mas recentemente cruzei com as novas que estão sendo fabricadas na Tchecoslováquia e são exatamente idênticas.

Sovtek 7025
Bom, estas válvulas foram as que mais saturaram nos meus amplis. São modelos feitas para fazer isto mesmo, de uso exclusivo em amplis de instrumentos. Jamais usaria uma destas em um pré de microfone ou de áudio. Se você tem um ampli e quer aumentar o ganho, use estas. Enquanto uma 12AX7 normal amplifica 100 vezes, estas estão amplificando 110 vezes.

Ei 12AX7
Estas válvulas foram as mais esquisitas do teste. Testei umas cinco, e cada uma tinha um som diferente. Você definitivamente não quer isto, todo guitarrista quer um som bem definido. Isto deve ser devido à problemas de manufatura. Tenho impressão que induzem um pouco de barulho (hum de 60 Hz) no pré. Eu não usaria estas sem testar antes de comprar.

Shuguang 12AX7 (China)
São as originais dos novos Fenders e dos MESA/Boogies.
Os fabricantes Americanos usam estas hoje em dia por que custam mais barato.
Marcas como Grove Tubes, MESA/Boogie, TAD e outros vendem com suas respectivas  marca. Eles pegam a Shuguang, testam, para comprovar os parâmetros de operação, põe um silk-screen em cima e vendem, por um PREÇÃO - as originais Shuguang custam bem menos que as de "etiqueta"



0 comentários:

Postar um comentário